BRASIL : +55 82 98174-6206 WHATSAPP

Penedo

População:

60.389 habitantes em 2010

Altitude:

27 metros

Área:

689,269Km²

Latitude:

10°17'24" Sul

longitude:

36°35'09" Oeste



Catedral Nossa Senhora do Rosário

Praça Barão de Penedo. Seu traçado de construção é voltado para a Rocheira, ponto inicial da fundação da cidade de Penedo. Tem seu estilo Barroco-Colonial, dominante da época.


Convento de São Francisco e Igreja de Santa Maria dos Anjos

Construídos entre os séculos XVII e XVIII por frades franciscanos, pioneiros na transmissão da fé cristã, da educação e da arte a partir de 1660. No complexo do Convento está a Casa São Francisco. No interior, o Museu de Arte Sacra.


Igreja Nossa Senhora da Corrente

Praça 12 de Abril – Centro Histórico. Construção do século XVIII, iniciada em 1754, concluída 30 anos depois pela família Lemos, abolicionistas que escondiam em seus compartimentos secretos escravos fugitivos.


Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos

Av. Floriano Peixoto – Centro Histórico. Construção do século XVIII, iniciada em 1758 no lugar onde havia modesta capela erguida por ermitões. Veja o lavado em cantaria, estilo rococó, na sacristia. E, em seus altares, imagens de madeira em tamanho natural.



Museu do Paço Imperial

Sobrado que hospedou o Imperador D. Pedro II em sua visita ao Penedo em 1859. Foi adquirido pelo Estado de Alagoas que o restaurou e conferiu o titulo de Paço Imperial na solenidade comemorativa do centenário da visita do Imperador – 1959. Atualmente Museu da Fundação Educacional do Baixo São Francisco.


Casa do Penedo

Um dos maiores acervos de história não só da região, como do Brasil, o museu da casa do Penedo possui em seu acervo mobiliários, estatuárias, medalhísticas e uma série de objetos de interesse sóciocultural, que contam a história da região e do país ao longo desses cinco séculos.


Oratório dos Condenados à Forca

Praça Barão de Penedo. Construção do século XVIII (1769). Este era o local onde os prisioneiros rezavam antes de serem executados.


Theatro Sete de Setembro

Av. Floriano Peixoto, 81 – Centro Histórico. Construção do século XIX, inaugurado em 1884. Primeiro teatro de Alagoas, teve planta do arquiteto italiano Luiz Lucarini. No alto da fachada há estátuas representando as deusas da música, da pintura, da poesia e da dança.


Prédio da Prefeitura de Penedo

Um dos mais belos prédios do centro histórico de Penedo e que atualmente é a sede da prefeitura do município.


Casa da Aposentadoria Nova

O sobrado primitivo não se sabe a data de sua edificação, todavia, fica defronte a igreja matriz, tendo como finalidade hospedar o Ouvidor. Fora demolido em 1829. No mesmo local, em 1832, construíram outro sobrado. Nele funcionou o Colégio Nossa Senhora da Conceição, dirigido pelo historiador penedense Dr. Próspero da Silva Jehovah Caroatá. Nesse colégio haviam as cadeiras de francês, latim, geografia, filosofia e retórica. Como internato e externato, tornou-se um educandário de realce na vida cultural da Província. O mesmo sobrado existe com reformas e hoje está sendo ocupado pela Prefeitura Municipal e com o auditório no andar superior.


Casa da Câmara

A sua construção foi iniciada em 1781 e concluída em 1782.Tinha como finalidade para aposentadoria dos Ouvidores e foi construída por ordem do ouvidor José de Mendonça de Mattos Moreira. Está escrito na sua fachada: ”Câmara de aposentadoria que mandou fazer o Doutor José Mendonça de Mattos Moreira, sendo administrador dela Jacinto Soares, em 1781.” Em caracteres antigos sobre a porta no topo da escada encontra-se: ” mas o fim ainda mais vale; Princípio as coisas querem , em 1782 findou administrador Amaral.”